_

_
.

Campo Eléctrico | Lei de Coulomb


·         A lei de Coulomb é uma lei da Física que descreve a interação eletrostática entre partículas eletricamente carregadas.

·         Esta lei estabelece que o módulo da força entre cargas elétricas puntiformes (valor de q) é diretamente proporcional ao produto dos valores absolutos (módulos) das cargas (Q) e inversamente proporcional ao quadrado da distância, d, entre eles. Esta força pode ser atrativa ou repulsiva dependendo do sinal das cargas. É atrativa se as cargas tiverem sinais opostos, e é repulsiva no caso de as cargas terem o mesmo sinal.

*Cargas elétricas puntiformes: Corpos eletrizados cujas dimensões tornam-se desprezáveis em relação às distâncias que separa um corpo do outro.


    Apresentada esta equação, o campo elétrico pode ser definido como um campo estabelecido em todos os pontos do espaço sob a influência de uma carga geradora de intensidade Q, de forma a que qualquer carga de prova de intensidade q fica sujeita a uma força de interação (atração ou repulsão) exercida por Q.

Sem comentários:

Enviar um comentário