_

_
.

Campo Magnético | Campo Magnético

         O campo magnético é a área ao redor do íman que atrai materiais ferromagnéticos, paramagnéticos ou ímanes. Um campo magnético é criado por cargas elétricas em movimento. A sua unidade SI é o tesla (T).

         Para descobrirmos o que é um campo magnético na prática, precisamos utilizar a experiência do íman. Ao colocar uma folha branca sobre o íman e derramarmos a limalha de ferro, nota-se que os grãozinhos tendem a formar curvas que ligam os polos. Essas linhas formadas são conhecidas como linhas de indução magnética. Essas linhas costumam ir do sentido norte para o sul. Assim, essa região formada ao redor do íman é conhecida como campo magnético.

        O campo magnético possui um vetor chamado de indução magnética, que são as linhas que apontam para um polo do íman através de uma força magnética. Essas linhas representam a estrutura do campo magnético.

        Para que um corpo fique magnetizado, é necessário que haja um campo magnético anteriormente para que aconteça a indução magnética.

      Dependendo da influência que determinado corpo sofre de acordo com o campo externo é possível dividir as substâncias magnéticas em três categorias importantes:


  • Ferromagnéticas: são substância em que os ímanes procuram alinhar-se na direção do campo magnético e possuem propriedades intensas. Ex.: cobalto, ferro, níquel, disprósio, etc.
  • Paramagnéticas: são substâncias que mesmo sofrendo influência de um campo magnético não se alteram. Ex.: alumínio, cromo, potássio, sódio, etc.
  • Diamagnéticas: são substâncias que sofrem uma leve repulsão a qualquer campo magnético que for aproximado. Ex.: antimônio, cobre, chumbo, água, ouro, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário