_

_
.

Medições/Conclusões | Conclusões

    Em relação à Questão problema 1, “Será que as medições dos campos magnéticos e elétricos medidos ultrapassam os valores limites?”, concluímos que não, uma vez que todas as medições, do campo elétrico e magnético, feitas se encontram dentro dos limites regulamentares, ou seja, abaixo de 5000 V/m para o campo elétrico e abaixo de 1x105 nanoTesla para o campo magnético. É de salientar que os campos medidos estavam muito abaixo dos limites e por isso não são considerados intensos.

    No que toca à Questão problema 2, ”Será que a intensidade dos campos magnéticos e elétricos medidos varia em função da distância?”, verificámos, com base na análise dos gráficos dos campos medidos, que na maioria das medições, a intensidade dos campos magnéticos e elétricos diminui à medida que a distância ao aparelho aumenta. Por vezes isto não acontece. Deduzimos que isso se deva à interferência com os campos de outros aparelhos que estejam próximos.

    Em relação à Questão problema 3, “Será que a exposição aos campos magnéticos e elétricos medidos afeta a nossa saúde?”, como todas as medições se encontram dentro dos limites, podemos concluir que a nossa saúde não corre risco quando estamos expostos aos campos elétricos e magnéticos produzidos pelos aparelhos nos locais em que foram feitas as medições.

    Quanto à Questão problema 4 “Qual das máquinas da Flama tem maior e menor intensidade dos campos magnéticos e elétricos?”, a máquina que tem maior campo magnético é a Adira (prensa hidráulica de 200 toneladas) e a máquina correspondente ao menor campo magnético é a Arisa (prensa mecânica de 250 toneladas). No que toca ao campo elétrico, a máquina de Acabamentos no túnel de desengorduramento é a que apresenta maior valor, enquanto a máquina de Pintura Anti-aderente apresenta o valor mais baixo. No entanto as medições feitas na Flama têm vários erros associados que não conseguimos minimizar. As máquinas encontravam-se todas em funcionamento e por isso haverá interferência nos campos medidos e não pudemos efetuar medições muito próximo das máquinas porque existia uma distância de segurança (de 0,5 a 1m da máquina).

Sem comentários:

Enviar um comentário